Desde que cheguei ao Japão, e conheci o FileMaker Pro no trabalho, não consegui mais parar de usá-lo.

Para eu não falar besteira, vou traduzir direto da Wikipedia (alguns termos eu adaptei):

“FileMaker Pro é um aplicativo de banco-de-dados relacional, multi-plataforma (Mac OSX/MS Windows), da FileMaker Inc. (uma subsidiária da Apple Inc.), conhecida pela sua combinação de poder e facilidade de uso. É também destacado pela integração da sua “engenharia” de banco-de-dados, com sua interface gráfica (GUI-based) , que permite aos usuários modificar o banco-de-dados, arrastando novos elementos dentro dos layouts/telas/formulários que formam a interface do usuário. Isso resulta em um ambiente de desenvolvimento “quase-conceitual” (quasi-object), do tipo que ainda é praticamente único na “força industrial” do mundo de banco-de-dados.”

– Fonte: “http://en.wikipedia.org/wiki/FileMaker

Quem não sabe direito o que é um banco-de-dados (BD), são dados agrupados em registros, utilizáveis para um mesmo fim. Por exemplo, um cadastro de clientes, no computador.

Um banco de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina lido pelo computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos milhões de registros, armazenados em salas cheias de discos rígidos.

– Fonte: “http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados

Infelizmente, ele não é um software livre, e custa um pouco caro.

Atualmente existem 4 versões:
FileMaker Pro 9
FileMaker Pro 9 Advanced (pacote com ferramentas de desenvolvimento)
FileMaker Server 9 (servidor)
FileMaker Server 9 Advanced (opções avançadas de conexão)
FileMaker Mobile 8 (basicamente só um browser)

Preços a partir de $299.00 (FileMaker Pro 9) à $2,499.00 (FileMaker Server 9 Advanced).

Para se ter um exemplo, o banco-de-dados de Guerra Nas Estrelas (Star-Wars), chamado de “Holocron” é feito no FileMaker, com mais de 30.000 entradas que cobrem desde personagens, planetas e equipamentos.

O FileMaker, é extremamente fácil de se usar, e de se aprender.

Se alguém precisar de ajuda, estou à disposição.